Pesquisas

Projetos de Pesquisa
2024 - Atual

Visões de comunicação popular e comunitária no pensamento decolonial e do Bem Viver na América Latina. Possíveis convergências com a práxis de movimentos sociais

Estudo de base teórico-conceitual sobre as proposições do pensamento decolonial e do pós-desenvolvimento. Objetivo geral é identificar e sistematizar os principais conceitos de decolonialidade e de pós-desenvolvimento que circulam na América Latina, em especial no entendimento do Bem Viver, além de observar como a comunicação é entendida teoricamente nessas abordagens. No que concerne ao método, o materialismo histórico-dialético norteará a pesquisa no nível do marco epistêmico e marco metódico. Quanto às técnicas e aos procedimentos a serem aplicados, por constituir-se numa investigação teórica, o principal aporte metodológico será a pesquisa bibliográfica constituindo-se na primeira etapa pela revisão da literatura de obras seminais sobre os temas que fundamentam o estudo. Numa segunda etapa será feito um levantamento específico de artigos relativos à problemática da pesquisa publicados nas principais revistas científicas do campo da Comunicação, editadas em países da América Latina e indexadas nas principais bases de indexação de periódicos da região. A terceira etapa vai analisar obras específicas que reportam experiências de grupos sociais na linha do chamado pós-desenvolvimento. E na quarta etapa será feito um contraponto dos observáveis entre as experiências analisadas em nível internacional e no Brasil.


Grupo de Pesquisa

Comuni


Coordenação: Cicilia Maria Krohling Peruzzo

Vice-coordenação: Luzia Mitsue Yamashita Deliberador

 


O Núcleo de Estudos de Comunicação Comunitária e Local (COMUNI) iniciou suas atividades e foi registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 2004. Seu foco de atuação é a pesquisa sobre a comunicação protagonizada por movimentos sociais, comunidades, organizações não governamentais e demais organizações cívicas, além de mídia independente e local. São enfatizadas desde as formas e meios tradicionais de comunicação até aqueles mediados pelas tecnologias de informação e comunicação, tanto impressas quanto radiofônicas, audiovisuais e digitais, além dos processos de comunicação e educação. 


Objetivos:


 Constituir-se como espaço de debates e aglutinação de estudos de processos de Comunicação Popular, Comunitária e Alternativa voltados ao exercício da cidadania;

 Contribuir para o avanço das teorias sobre a subárea da Comunicação Popular, Comunitária e Alternativa; 

 Realizar investigações científicas por meio de projetos de pesquisa individuais e integrados;

 Difundir resultados sistematizados de pesquisas científicas sobre a temática do Núcleo, de modo a fornecer subsídios para novas investigações e para ações de grupos populares e entidades geradoras de conteúdos midiáticos.